Carro mal-estacionado? Já pode fazer queixa com esta app


Tornar o cidadão comum em fiscalizador é uma prática cada vez mais comum pelas entidades que se encontram ao serviço do Estado ou das cidades.

Com a app “queixa de estacionamento ilegal”, qualquer pessoa pode agora apresentar uma queixa forma de veículos que se encontrem mal estacionados, enviando por e-mail um formulário e imagens de uma dada ocorrência às autoridades policiais.

A app, grátis e exclusiva, até ao momento, para dispositivos Android, pode ser descarregada na loja Google Play. A notícia, avançada pelo portal TEK, que procurou uma confirmação efectiva do seguimento das queixas por parte das autoridades, revela que o processo de apresentação da queixa está longe de estar isento de falhas, devidamente comunicadas pelos utilizadores nos comentários que concernem a aplicação. As queixas centram-se sobretudo no “tipo de infracções que podem ser reportadas e na dificuldade de preencher correctamente todos os campos do formulário”, diz o mesmo portal. Mas existem outras limitações, como o facto de as queixas poderem apenas ser feitas a partir de algumas cidades, não abrangendo todo o território nacional.

No texto publicado na app store da Google refere-se que “a Polícia Municipal confirma que dá seguimento às queixas dos cidadãos por esta via, de acordo com o estipulado no n.º 5 do artigo 170.º do Código da Estrada” e que “em Lisboa, entre Janeiro e Março de 2017, em apenas três meses, foram levantados 1332 autos com esta origem”. Mas a ligação é feita com uma notícia do Diário de Notícias, com data de maio deste ano, o que levanta dúvidas acerca desta matéria.

Motor24
05/08/2017

 

Anúncios